Banco Interamecicano anuncia investimento na ZPE Parnaíba

Uma comitiva de especialistas do Banco do Nordeste (BNB) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) reuniram-se, nesta quarta-feira (17), com o presidente da Companhia Administradora da ZPE Parnaíba, Mirocles Veras, para dar início a uma parceria com o Governo do Piauí em um novo projeto de investimento.
De acordo com Mirocles Veras este é um contato para a consolidação desta parceria. “A ZPE Parnaíba está prospectando recursos para desenvolver o empreendimento. O BID selecionou somente dois projetos no Brasil para investir em consultoria em curto prazo, um deles foi a ZPE”, explicou.
Entre os pontos discutidos durante a reunião está a elaboração de um plano de negócios que irá orientar a gestão da ZPE Parnaíba e apresentar as demandas mais urgentes da Companhia para a destinação dos recursos. Mirocles Veras informou à comitiva em quais ações a ZPE Parnaíba pretende utilizar os recursos da parceria com o BID.
“Estamos no início da negociação, apresentando nossas necessidades para adaptá-las ao projeto do banco. Entre as ações a serem desenvolvidas com o auxílio desses recursos está a de aprofundar o estudo do modelo gestão socioambiental da ZPE, a elaboração de um plano de atração de investimentos, certificação ambiental da cadeia produtiva dos produtos processados dentro da ZPE e qualificação de mão de obra”, enumerou.
A programação da comitiva incluiu visitas aos Tabuleiros Litorâneos, ao Porto de Luís Correia e ao Aeroporto Internacional de Parnaíba. Após esse primeiro contato, será dada continuidade aos encontros e conversações a fim de concluir o projeto que auxiliará a ZPE Parnaíba durante e após a sua implantação.
Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Deixe uma resposta