Biometria: Mais de 500 mil eleitores podem ficar sem votar em 2014 no PI

Os dados preocupam o Tribunal Regional Eleitoral no Piauí (TRE/PI). Com 44% do tempo já passado, apenas 28,65% do eleitoral do estadual que deveria se recadastrar para uso do sistema biométrico nas eleições de 2014 procuram a corte está em conformidade com a lei.


“Sinceramente, a partir de agora, os eleitores não vão poder se queixar de filas. O tempo está cada vez mais curto e a demanda é grande. Nossos servidores vão ficar sobrecarregados”, revela o auxiliar da biometria do TRE/PI, Danilo Veras.

Nesta etapa, iniciada no mês de março deste ano, foram englobados eleitores de sete municípios do Piauí: Teresina, Cajueiro da Praia, José de Freitas,Luis Correia, Nazária, Oeiras, Parnaíba e Ilha Grande do Piauí. O prazo final é 31 de março de 2014.


“Ao todo, 733.592 eleitores devem se adequar ao novo sistema de votação. Mas até o exato momento apenas 210.205 estão quites com a Justiça Eleitoral. Em Teresina, por exemplo, maior colégio eleitoral do Estado, foram recadastrados apenas 142.661”, conta.

A estimativa do órgão, é que ainda faltam 523.387 eleitores a atualizarem inscrição junto ao TRE. O número quase se compara com o colégio eleitoral de Teresina que é de 531.321 eleitores aptos a votar.


Estratégia
Na tentativa de facilitar a vida do eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral está se aproximando da sociedade. Além de posto na rua 24 de Janeiro, Centro de Teresina, que funciona das 8h às 18h, a corte também disponibiliza pontos mais próximo da população. 

Você pode se recadastrar em ponto no Mocambinho (zona Norte), no bairro Sacy (zona Sul), no Espaço do Cidadão (zona Leste). O horário de funcionamento é das 8h às 17h. É necessária apresentação de RG, CPF, Título de Eleitor e comprovante de residência (cópia e original).

Foto: Evelin Santos/Cidadeverde.com

Exemplo
Na tentativa de incentivar a população, o apresentador do Jornal do Piauí, Amadeu Campos, fez recadastramento biométrico, ao vivo, durante o programa desta segunda-feira (19). O processo é rápido e dura cerca de cinco minutos.
Lívio Galeno

Deixe uma resposta