"Comer rato é tradição. Eu mesmo já comi", diz prefeito de Assunção do PI

O prefeito de Assunção do Piauí, Gabriel Mendes (PMDB), afirmou que é tradição comer rato rabudo no município e não vê polêmica na matéria que foi destaque nacional.
O município (a 273 km de Teresina) virou notícia ao ser divulgado que moradores do povoado de Brejinho caçavam ratos para complementar a alimentação devido à seca.
De acordo Gabriel Mendes a caça ao rato “rabudo” existe em todo o município e faz parte da alimentação básica da população como tradição.
“Não é todo tipo de rato que as pessoas caçam no município, somente o que chamamos de rabudo. A população vai a procura não porque estão passando fome, mas porque é uma tradição em toda a cidade. É uma carne saborosa e eu mesmo já comi”, conta o prefeito.
Como comer
Sobre os riscos que os piauienses estão expostos ao consumir a carne do roedor, o líder comunitário da comunidade Brejinho, Caetano Silva, defende e acredita que o “rabudo” não oferece riscos à saúde.
Imagem: Pessoal | Facebook
José Caetano Silva, líder comunitário
“O roedor assado na brasa com tapioca é o melhor cardápio da região, eu mesmo fui criado comendo este tipo de rato como complemento das refeições, tenho 34 anos e desconheço qualquer pessoa da minha região que tenho contraído algum tipo de doença depois de ter comido carne de rabudo”, explica.
Matéria relacionada:

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Deixe uma resposta