Dunas avançam e voltam a bloquear pista no litoral do Piauí

As dunas voltaram a ocupar a pista da PI 116, entre a praia do Coqueiro e o Complexo Barramares, no município de Luís Correia. Quem passa pelo local enfrenta grandes morros de areia, que ameaçam cobrir, inclusive, uma ponte.
 
Imagens feitas no último sábado (26) no litoral piauiense
Já na praia de Maramar a situação é ainda pior. As casas da pequena vila foram engolidas pela areia. Muitos moradores tiveram que sair de suas casas com medo do pior. 
O Cidadeverde.com entrou em contato com o Secretário de Meio Ambiente, Dalton Macambira, para saber sobre as providencias que serão tomadas nos dois casos. Segundo ele, um projeto de contenção de dunas nas praias do Coqueiro e Atalaia já foi encaminhado para o governador Wilson Martins, faltando agora aprovação. “Quanto a Maramar nós ainda não temos um projeto específico, pois a movimentação das dunas é diferente em cada caso. Mas com certeza vamos tomar providencias emergenciais”, explica o secretário. 
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar) já realiza um trabalho de contenção das dunas no município de Ilha Grande, com o intuito de barrar o avanço da areia sobre a cidade, bem como no principal acesso ao Delta do Parnaíba, o Porto de Tatus. O mesmo projeto de plantio das mudas que é executado em Ilha Grande já foi feito, há dois anos, na Lagoa do Portinho, localizada entre os municípios de Parnaíba e Luís Correia.
O Cidadeverde.com tentou falar com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) a respeito da rodovia parcialmente bloqueada, mas não obteve sucesso. 
(Arlinda Monteiro (especial para o Cidadeverde.com)

Deixe uma resposta