Fiepi promove curso de prevenção de incêndios para colaboradores

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) capacitou, entre os dias 5 e 7 de fevereiro, 35 colaboradores das entidades SESI, SENAI e IEL com o curso Prevenção de Cobate a Incêndio.

O treinamento serviu para orientar os funcionários do Sistema FIEPI a adquirir conhecimentos sobre técnicas e forma segura na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio.

Imagem: AscomTreinamento promovido pela Fiepi(Imagem:Ascom)Curso promovido pela Fiepi

Com carga horária de 8 horas, o curso contou com aulas práticas e teóricas realizadas, respectivamente, no auditório e no pátio da FIEPI, em Teresina. Além da teoria, os colaboradores do Sistema FIEPI receberam orientações práticas com simulação de incêndio em situações que ocorrem no lar, com botijões de gás e com combustíveis inflamados derivados de petróleo.

“A prevenção juntamente com o desenvolvimento das Normas de Segurança (cujo cumprimento é exigido no projeto das edificações), têm sido, sem dúvida, as maiores ferramentas para se evitar grandes tragédias. Assim cada pessoa conscientizada pode contribuir para a sua própria segurança e também dos ocupantes do ambiente ao qual faz parte”, explicou o técnico em segurança do SESI/PI, José Alves Bonfim, ministrante do curso.

Imagem: AscomCurso promovido pela Fiepi(Imagem:Ascom)

Para o Técnico de Laboratório do Centro de Tecnologia da Cerâmica do SENAI/PI, Rui Barbosa de Sousa, que participou do curso, as aulas serviram para aumentar os conhecimentos que ele tinham sobre prevenção e incêndio. “Muitas coisas que vi durante o curso ainda eram desconhecidas para mim, como por exemplo, saber em quais situações se utiliza a água ou o extintor para apagar um incêndio”, afirmou Rui Barbosa.

O conteúdo programático constou de relatos sobre o histórico do fogo e principais causas de incêndio: orientações sobre prevenção de incêndios, foco de incêndio: identificação e procedimentos fundamentais, efeitos da reação química, pontos notáveis da combustão, formas de transmissão de calor, processos de extinção de incêndio, triângulo do fogo e classes de incêndio e conhecimentos sobre extintores: tipos, aplicações, prática de manejo e manutenção.

Deixe uma resposta