Historiador explica polêmica: Piauí não aniversaria no dia 19 de outubro

Apesar do feriado de 19 de outubro comemorar o Dia do Piauí, a data não comemora a criação do Estado. O historiador Fonseca Neto explica que existem uma série de datas comemorativas que costumam confundir os piauienses. 
Evelin Santos/Cidadeverde.com
“É imprópria essa fala. É aniversário de um fato histórico, de adesão do Piauí à Independência do Brasil, mas não é aniversário do Piauí”, comentou Fonseca Neto ao Cidadeverde.com. 
O 19 de outubro diz respeito a aclamação da Independência, ocorrida em Parnaíba no ano de 1822, um mês depois do Brasil se declarar independente de Portugal. 
No dia 22 de janeiro 1823, um outro ato de aclamação da independência também foi realizado no município de Piracuruca. Dois dias depois, a então capital Oeiras declarou a adesão oficial a esse processo. 
No dia 13 de março do mesmo ano, ocorreu a Batalha do Jenipapo, em Campo Maior. Camponeses lutaram contra tropas portuguesas para garantir a liberdade. 
“São vários fatos que se encadeiam. Todos construindo o processo”, completa Fonseca Neto, sobre os episódios que já somam mais de 190 anos. 
O Piauí, no entanto, já possui mais de 250 anos. A criação da capitania ocorreu em 1758 e a instalação oficial no ano seguinte. “O Piauí é muito mais velho do que esses episódios. Já tinha mais de 70 anos que era uma entidade política dentro da administração de Portugal”, acrescentou Fonseca Neto.
Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Deixe uma resposta