Pedra do Sal: descaso e abandono

Por do Sol na Praia da Pedra do Sal em Parnaíba (PI)

Os moradores da Pedra do Sal, a praia de Parnaíba e um dos belos  pontos turísticos brasileiro, está precisando de projetos avançados para impulsionar o desenvolvimento local. Turismo é fonte de renda, mas precisa de boa infraestrutura.  A Prefeitura não pode continuar ignorando que muitas são as famílias que geram renda através do turismo para sobreviver. A Pedra do Sal tem perdido visitantes que apesar de apreciarem a beleza natural, deixam de retornar devido as precárias  condições  de saneamento. A água potável não chega para todos. Nos últimos 8 anos o abastecimento só tem piorado, faltam esgotos o que  possibilita a proliferação de doenças.

Barracas na praia da Pera do Sal em Parnaíba (PI)
Capricham na boa comida e no atendimento com qualidade. O Presidente da Associação de Bares e Restaurantes, SR. Fernando Batista dos Santos, falou a nossa  reportagem que o fluxo de turistas continua razoável, apesar dos problemas. Outra dificuldade está relacionada ao transporte público. Precário, funciona poucas vezes ao dia, tirando da nossa praia a oportunidade de receber mais turistas. Por se tratar de uma comunidade carente, distante, os moradores da Pedra do Sal, preocupam-se  muito com a falta de ambulância. Depende do SAMU, mas  nem sempre o veiculo chega quando é chamado. E quando aparece, demora demais.
As grandes marés destruíra várias barracas
As famílias  relembram que há mais de 20 anos , quando Mão Santa  foi prefeito a ilha tinha ambulância 24 horas atendendo a população de Morros da Mariana, Labino   e Pedra do Sal. Uma ambulância para a ilha, está sendo novamente reivindicada. A falta de urbanização também tem sido motivo de reclamação.  A ausência de calçamento em toda comunidade é sentida.  Os moradores  reclamam da lama e da poeira que tem causando danos à saúde, principalmente de crianças e idosos. Calçamento tem sido reivindicado, mas até agora só promessas e nenhum projeto concreto  foi elaborado.
Barraca na praia da Pedra do Sal
A desculpa é sempre a mesma.  Estamos pedindo dinheiro, mas Brasília não deu. Será que dá para convencer?
A prefeitura tem arrecadação própria e muito grande. Para onde vai o dinheirão do IPTU e os dos alvarás?  Cadê o dinheirão do ISS (Impostos Sobre Serviços)? E os recursos caríssimos cobrados  no ato da transferência de imóveis?  O povo já  cansou  de tanta enganação. Só esses impostos que citamos davam para asfaltar e calçamentar toda  a nossa cidade
A Prefeitura de Parnaíba  não está respeitando o dinheiro público. Será  por isso que o portal da transferência está desativado?  Cadê os projetados de infraestrutura e os  ligados ao lazer e cultura para implementar o turismo na Pedra do sal, senhor  prefeito?
Vamos empregar na cidade o dinheiro dos impostos pagos pelo povo. Turismo não é brincadeira, é fonte de riqueza e de desenvolvimento. Chega de acomodação, chega de mesmice.

Deixe uma resposta