0 Shares 14 Views

Penitenciária de Parnaíba tem presos que já cumpriram as penas. Lotação é 3 vez maior que a capacidade

 

A Ordem dos Advogados do Brasil(OAB), subseção de Parnaíba, concluiu o relatório de uma inspeção na Penitenciária Fontes Ibiapina, feita no dia 23 de janeiro. Entre as diversas irregularidades foi encontrado um número de presos quase três vezes superior à capacidade do presídio. O estabelecimento situado em Parnaíba, que tem capacidade para 176 presos, abriga 468 pessoas encarceradas sob a responsabilidade de um número reduzido de agentes penitenciários. Outro agravante: a OAB acredita que existam muitos presos em condições de progressão de pena ou que já cumpriram suas condenações. Neste último caso já deveriam ter sido libertos, o que não acontece por falta de acompanhamento dos processos de execução de cumprimento de pena.
O relatório completo, ao qual o a24horas.com teve acesso, apresenta outra constatação preocupante: embora existam 61 agentes, seis estavam de licença e 55 permaneciam na ativa no dia da visita da comissão. Por causa das escalas, há momentos em que apenas cinco agentes tomam conta da população carcerária, afirma o documento.

Entre as várias distorções encontradas pela comissão da OAB, está o fato de que mesmo sendo a Penitenciaria de Parnaíba destinada a presos condenados da justiça, mais da metade dos que lá estão é de presos provisórios. São 279, o que corresponde a 60%  dos encarcerados.

Para piorar a vida de quem está esquecido na unidade prisional do litoral piauiense, os presos contam com apenas um defensor público para acompanhar os processos. A situação mais grave é dos presos da Justiça Federal, pois a Defensoria Pública do Estado não pode atuar nestes processos e o local não é visitado por defensor público federal.
Ainda de acordo o relatório, a assistência jurídica deficiente é a principal reclamação dos presos ouvidos pela comissão coordenada pelo advogado Ricardo Viana Mazulo, presidente da Subseção da OAB/Parnaíba.
Outro flagrante de desrespeito aos direitos humanos na penitenciária de Parnaíba é a ausência de um médico, embora o estabelecimento tenha entre seus detentos mais de 15 pessoas com quadro de hipertensão, cinco com transtornos mentais, um portador do vírus HIV e outro com hanseníase. Mas estes não são os únicos fatores a inspirarem cuidados diante da ausência de médico na Penitenciária. Entre os presos, 10 têm mais de 60 anos, dois detentos são portadores de deficiências físicas e uma mulher apresentava sintomas compatíveis com gravidez no dia da inspeção.
Em situações que o relatório não esclarece a Penitenciária Fontes Ibiapina tem na sua população, uma criança na companhia da mãe que está presa. Na parte de saúde, os presos estão recebendo assistência apenas de um dentista.
Embora seja de cumprimento obrigatório em todos os estabelecimentos prisionais do país, com foco especial na ressocialização dos apenados, parece que a Lei de Execuções Penais (LEP) não vem sendo cumprida satisfatoriamente dentro da Penitenciária Fontes Ibiapina. O relatório apresenta deficiências em diversas ações que poderiam contribuir para a ressocialização dos presos, reduzindo os riscos à sociedade.
Dos 468 presos, apenas 60 trabalham dentro da Penitenciária, pois não existem programas que gerem oportunidades de trabalho fora dos muros do presídio. As atividades internas são desenvolvidas nos setores de cozinha, padaria, horta, artesanato e serviços gerais como construções, carpintaria, eletricidade e hidráulica. As atividades esportivas também estão comprometidas porque a quadra de esporte foi desativada por medida de segurança.
A segurança é outro problema sério na Penitenciária de Parnaíba. Sobre este tema, diz um trecho do relatório da OAB: “A quantidade de agentes é insuficiente para garantir a segurança e a Polícia Militar local não dispõe de contingente suficiente para atender à demanda. Com isso, a Penitenciária Mista de Parnaíba-PI está com três guaritas desativadas. No final do ano passado um preso foi morto por outro e houve uma fuga de sete presos, dos quais cinco já foram recapturados. Na madrugada do dia 27 de janeiro deste ano, poucos dias após a nossa inspeção, quatro presos fugiram e apenas três foram recapturados”.
O que funciona na Penitenciária Fontes Ibiapina
Mas nem tudo é só tragédia dentro da Penitenciária Mista de Parnaíba. Em meio aos problemas a OAB também relatou o funcionamento razoável e até bom de alguns setores.
Destacamos alguns trechos do relatório:
SALA DA OAB – A sala da OAB na penitenciária é muito boa, com ar-condicionado, computador, impressora, mesa e cadeiras para os atendimentos. A direção da unidade permite o acesso à rede wi-fi aos advogados e a porta é de vidro, para garantir uma maior segurança aos advogados, ao tempo em que impede que pessoas na parte externa ouçam a conversa.
CELAS – Não há camas para todos os presos. Os familiares podem levar colchonetes para os presos, mas nem todos têm. Há distribuição de uniformes, mas não é fornecido o calçado. Não há fornecimento de roupas de cama, mas todos têm toalhas (que são fornecidas pelos familiares). Os materiais de higiene e limpeza são fornecidos pela unidade e entregues ao preso mediante recibo, inclusive os absorventes para as mulheres. Não só as celas, mas toda a unidade prisional estava limpa na inspeção. O espaço físico não é adequado devido à superlotação, mas se houvesse a quantidade certa de presos o espaço seria adequado.
ALIMENTAÇÃO – A alimentação é adequada e fornecida três vezes ao dia, inclusive a unidade é equipada com padaria própria, onde são preparados os pães diariamente para os presos e funcionários.
CONDIÇÕES DE SAÚDE – A unidade está sem médico (o médico da unidade prisional pediu transferência para Teresina) e essa é a maior reclamação dos presos, inclusive em relação aos medicamentos, que não estão sendo fornecidos em quantidade e espécie adequadas. A unidade prisional só tem recebido pequenas quantidades de remédios esporadicamente, pois a secretaria de saúde do Estado é a responsável pela entrega dos remédios à penitenciária. Os poucos remédios que havia no local estavam dentro da validade.
ASSISTÊNCIA SOCIAL – A assistência social é prestada três vezes na semana, por meio de duas assistentes sociais, mas no momento uma estava de férias, mas a outra estava prestando o serviço três vezes na semana.
TORTURA – Não há qualquer relato de tortura ou maus tratos. Nem mesmo os presos que estavam no castigo reclamaram disso. Inclusive esta é uma das principais bandeiras da atual direção da unidade prisional, que encontrou certa resistência interna quando começou a coibir firmemente qualquer tratamento desumano aos presos.
Fotos: Relatório da OAB sobre a Penitenciária Fontes Ibiapina, de Parnaíba. Janeiro de 2014.
Guarita desativada. Fontes Ibiapina teve fugas recentes.
Objetos apreendidos com os presidiários da Fontes Ibiapina.
Presidiário faz artesanato na cela.
Consultório Odontológico da Penitenciária Fontes Ibiapina.
Cozinha da Penitenciária Fontes Ibiapina.
Cela de castigo para presos.
Sala da OAB na Penitenciária Fontes Ibiapina.
Campo de futebol desativado por falta de segurança.
Edição do Jornal da Parnaíba | Por F. Carvalho/a24h

You may be interested

Jovem é perseguido e assassinado a golpes de faca após desentendimento, em Parnaíba
Mais Cidades
408 Visualizações
Mais Cidades
408 Visualizações

Jovem é perseguido e assassinado a golpes de faca após desentendimento, em Parnaíba

Pedro Guimarães - 25/08/2016

Um jovem foi perseguido, esfaqueado e morto por volta das 22h30 de quarta-feira (24/08) na Rua Professora Rosa Bauer, Bairro João XXIII, em Parnaíba, ao lado da…

Preso debocha: ‘Essa mão não é pra enxada… gosto é de roubar’; assista!
Teresina
302 Visualizações
Teresina
302 Visualizações

Preso debocha: ‘Essa mão não é pra enxada… gosto é de roubar’; assista!

Pedro Guimarães - 27/03/2014

"Roubar é minha profissão, é muito maneiro, é muito massa roubar". É assim que se qualifica um jovem, preso por suspeita de envolvimento em roubos e assaltos,…

Menina volta para casa após morar por 10 anos em hospital de Teresina
Teresina
262 Visualizações
Teresina
262 Visualizações

Menina volta para casa após morar por 10 anos em hospital de Teresina

Pedro Guimarães - 27/03/2014

A pequena Rayssa Ludmila Alves Ferreira do Rego finalmente voltou para casa. Após morar por 10 anos em um hospital de Teresina (PI), a garota, que sofre…

Parnahyba vence o River no Verdinho
Esportes
126 Visualizações
Esportes
126 Visualizações

Parnahyba vence o River no Verdinho

Pedro Guimarães - 27/03/2014

O Parnahyba estreou com vitória sobre o River pelo placar de 2 X 1 nesta quarta-feira no Estádio Dirceu Arcoverde, o “Verdinho”, em partida válida pelo segundo turno do…

Paulo Banana rouba celular e vai em cana mais uma vez.
Superação
103 Visualizações
Superação
103 Visualizações

Paulo Banana rouba celular e vai em cana mais uma vez.

Pedro Guimarães - 27/03/2014

Foi preso nessa manhã de quinta-feira(27/03) por uma guarnição da policia militar comandada pelo sargento Anchieta, o nacional Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, de 26 anos, o…

Piauiense tem cabeça esmagada por carro no Amazonas
Superação
159 Visualizações
Superação
159 Visualizações

Piauiense tem cabeça esmagada por carro no Amazonas

Pedro Guimarães - 27/03/2014

O piauiense Eldon José Alves Ferreira, 28 anos, morreu vitima de acidente de trânsito na tarde desta quarta-feira 26 de Março, na cidade de Manaus, capital do…

Veículo desgovernado colide com 5 motocicletas e derruba frente de duas lojas na avenida Pinheiro Machado.
Superação
123 Visualizações
Superação
123 Visualizações

Veículo desgovernado colide com 5 motocicletas e derruba frente de duas lojas na avenida Pinheiro Machado.

Pedro Guimarães - 19/03/2014

Por volta das 16hs de hoje, um veículo Agile de placas NIU 7603-Parnaíba-PI, colidiu com 5 motocicletas após ficar desgovernado, na sequencia derrubou a frente de duas…

Casal é encontrado morto em cômodo de residência no conjunto Colina do Alvorada.
Policial
148 Visualizações
Policial
148 Visualizações

Casal é encontrado morto em cômodo de residência no conjunto Colina do Alvorada.

Pedro Guimarães - 13/03/2014

IML fazendo a remoção dos corpos - Fonte: Portal do Catita O IML fez a remoção por volta das 19hs 30 dessa quinta-feira(13/03), de dois corpos que…

Adolescente que furtou igreja tem o corpo tatuado com os nomes de Deus e Jesus Cristo.
Policial
120 Visualizações
Policial
120 Visualizações

Adolescente que furtou igreja tem o corpo tatuado com os nomes de Deus e Jesus Cristo.

Pedro Guimarães - 06/03/2014

Um adolescente de iniciais F.E. dos S. de 17 anos, furtou nessa madrugada de quinta-feira(06/03) uma mesa de som e uma caixa amplificada da igreja de São…

Cativeiro: Polícia apreende aves silvestres em Parnaíba
Policial
149 Visualizações
Policial
149 Visualizações

Cativeiro: Polícia apreende aves silvestres em Parnaíba

Pedro Guimarães - 25/02/2014

        As gaiolas com os pássaros apreendidos na Central de Flagrantes A Polícia Militar apreendeu dez gaiolas com dez aves silvestres por volta das…

Relâmpagos queimam eletrodomésticos em Parnaíba
Superação
97 Visualizações
Superação
97 Visualizações

Relâmpagos queimam eletrodomésticos em Parnaíba

Pedro Guimarães - 14/02/2014

Moradores do bairro Planto conselheiro Alberto Silva fizeram uma manifestação de protesto na manhã desta sexta-feira (14) devido a queima de eletrodomésticos de suas residências, durante os relâmpagos…

Parnahyba embarca rumo a Floriano onde enfrenta Corisabbá no sábado
Esportes
54 Visualizações
Esportes
54 Visualizações

Parnahyba embarca rumo a Floriano onde enfrenta Corisabbá no sábado

Pedro Guimarães - 07/02/2014

O elenco do Parnahyba Sport Club iniciou a sua viagem rumo a cidade de Floriano, no sul do Piauí, por volta das 10 horas desta sexta-feira (07/02),…

Júnior Percy participa de Mobilização dos Prefeitos em Brasília
Buriti dos Lopes
2 Visualizações
Buriti dos Lopes
2 Visualizações

Júnior Percy participa de Mobilização dos Prefeitos em Brasília

Pedro Guimarães - 21/11/2017

O prefeito de Buriti dos Lopes Junior Percy (PTB) participou na tarde desta terça-feira, 21, de uma reunião com a bancada federal piauiense em Brasília, em prol…

ESPORTE: Campeonato Buritiense 2017
Buriti dos Lopes
7 Visualizações
Buriti dos Lopes
7 Visualizações

ESPORTE: Campeonato Buritiense 2017

Pedro Guimarães - 21/11/2017

    No último final de semana aconteceu mais uma importante rodada de Jogos do Campeonato Buritiense de Futebol Amador, em Buriti dos Lopes. No sábado e…

Falta de repasse em consignados prejudica servidores em Caxingó-PI
Caxingó
3 Visualizações
Caxingó
3 Visualizações

Falta de repasse em consignados prejudica servidores em Caxingó-PI

Pedro Guimarães - 21/11/2017

  Chegou até a nossa redação, uma denúncia envolvendo mais uma vez a prefeitura de Caxingó. Desta vez, os funcionários públicos do município estão reclamando, que estão…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.