Piauí é o 2º estado que menos investiu em segurança pública, diz pesquisa

Secretário de Seguraça do Estado Robert Rios

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou no dia (5) de novembro, por conta da sétima edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, dados sobre o registro de crimes no país em 2012, e o investimento dos estados na segurança. Segundo os dados, os gastos com esse setor no Piauí são um dos piores do Brasil.

Os números mostram que o estado investiu R$ 246,99 milhões na área, um incremento de apenas 3,01%, perdendo para Pernambuco, que foi o único estado que reduziu os recursos destinados à área de Segurança Pública. No total, o estado pernambucano investiu R$ 1,96 bilhão no setor em 2012, 0,87% a menos do que no ano anterior.

Por outro lado, de acordo com os dados, o Piauí é o 6° estado com as menores taxas de morte por grupo de 100 mil habitantes (15,2), e está no grupo de qualidade da informação, que reúne os estados que preencheram adequadamente o Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal (SINESP), mas que não têm informações confiáveis.
Consultado sobre os dados, o secretário de Segurança Pública do Estado, Robert Rios,  disse que não tinha conhecimento dos números divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, mas assim que tiver acesso aos documentos se pronunciará sobre o assunto.

Deixe uma resposta