Torcida da Portuguesa foi ao STJD acompanhar julgamento e chorou com decisão do tribunal de rebaixar clube paulista. (Foto: Daniel Ramalho / Terra)
O Campeonato Brasileiro teve sua “39ª rodada” nesta segunda-feira, e não dentro dos gramados. Nos tribunais, o STJD julgou e puniu a Portuguesa pela escalação do meia Héverton na última rodada do Campeonato Brasileiro, em empate por 0 a 0 contra o Grêmio. Condenada, a agremiação rubro-verde perdeu quatro pontos e acabou rebaixada à Série B de 2014, salvando pela terceira vez na história o Fluminense de jogar a segunda divisão nacional. Entretanto, a equipe de São Paulo deve entrar com recurso no Pleno, que será julgado dia 27 de dezembro.

Reserva do time lusitano, Héverton não poderia ter atuado diante do Grêmio, mas a Portuguesa defendeu que não foi avisada a tempo pelo advogado Osvaldo Sestário, que representou o clube no julgamento. A punição ao clube previa perda de quatro pontos na tabela, em resultado obtido nos tribunais que levou a equipe paulista à zona da degola com 44 pontos, dois a menos que o Fluminense, clube beneficiado com permanência na Série A após a decisão do STJD.

Héverton foi expulso na derrota fora de casa diante do Bahia por 1 a 0, pela 36ª rodada. Suspenso automaticamente na partida seguinte (vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta em Campinas), o meio-campista saiu do banco para jogar 13 minutos no empate sem gols diante do Grêmio em São Paulo, em duelo pela 38ª e última rodada da Série A.
O confronto praticamente não tinha valor na classificação, já que os gaúchos estavam praticamente assegurados na vice-liderança, enquanto os lusitanos tinham chances quase nulas de rebaixamento. O meio-campista do clube rubro-verde, porém, foi julgado no dia 6 de dezembro, sexta-feira, dois dias antes da partida no Estádio do Canindé, e pegou dois jogos de suspensão pela expulsão em Salvador.
Time lusitano acabou prejudicado por decisão dos tribunais do STJD. (Foto: Daniel Ramalho / Terra)
Essa foi a terceira vez que o Flu acabou sendo “presenteado” com permanência na Série A do futebol brasileiro ao longo da história. O time carioca havia se beneficiado de “viradas de mesa” em 1997, quando caiu em campo no ano anterior e ficou na elite após entrevero jurídico envolvendo outros clubes, e em 2000, quando subiu da terceira para a segunda divisão em 1999, mas se aproveitou de imbróglio com o Gama nos tribunais para “saltar” diretamente à primeira e disputar a Copa João Havelange.
Portuguesa começou com defesa de diretor jurídico
O julgamento começou tenso devido à presença em peso de imprensa e torcida à porta do STJ, com direito a gritos de arquibancada, multidão, protestos e confusão. E, dentro dos tribunais, foi a Portuguesa quem começou com direito a se defender por meio de seu dirigente Valdir Rocha da Silva, um dos pivôs da polêmica – foi ele quem supostamente recebeu a informação da suspensão de Héverton pelo advogado Osvaldo Sestário.
“Não sei se foi um equívoco de informação ou a confiança no site da CBF. Ele é atualizado diariamente, e os clubes o acessam diariamente para ver se seus atletas têm condições. E na sexta-feira dia 6, o atleta Héverton tinha condições, pois já havia cumprido suspensão automática”, disse Valdir Rocha da Silva, diretor jurídico da Portuguesa. “Eles consultaram no dia 6,7,8 e 9. No dia 10 é que constava que o nosso atleta tinha cumprido pena com a Ponte Preta e que não tinha nenhuma restrição para jogar futebol”, acrescentou o presidente do time rubro-verde, Manoel Da Lupa.
O mandatário, inclusive, chegou a indagar ao advogado Osvaldo Sestário sobre sua responsabilidade com o ocorrido. “A responsabilidade você vai assumir (perguntando a Sestário, que teria dito que assumiria a responsabilidade pelo resultado)? Achei muito estranho isso. Como fica a Portuguesa?”, perguntou Da Lupa. Enquanto acontecia o julgamento, uma multidão se aglomerava na porta do STJD com protestos e gritos de ordem. Torcedores do Fluminense, da Portuguesa e de outros clubes marcavam presença.
Procuradoria queria punição, e advogado relembrou outros casos
Por outro lado, a Procuradoria do STJD defendeu que a lei deve ser cumprida e brigou pela punição da Portuguesa. A mesma expôs que o time rubro-verde devia ser punido com quatro pontos, adicionou que os demais clubes não cometeram erros quanto à escalação de atletas irregulares durante todo o Brasileiro e que 99% dos casos de infração ao artigo 214 do CBJD resultam em punição.
Torcedores rubro-verdes choram decisão do STJD de rebaixar Portuguesa. (Foto: Daniel Ramalho / Terra)
“O artigo 214 é um tipo que exige o dolo. As origens são diferentes e se já analisaram as origens desses casos do Duque de Caxias, do Tartá, do Flu, e que no caso do Vasco do Gama que o presidente dessa casa de justiça, em 2005, foi o que salvou o Vasco, disse o seguinte: ´ninguém pode ser punido se não agiu de má-fé´, disse Luiz Zveiter, então presidente”, rebateu o advogado lusitano, João Zanforlim. “Se condenarmos a Portuguesa, nós vamos abrir precedente. Vamos instaurar a fraude! A mutreta!”, bradou Zanforlim.
“Existe um BID e quem sugeriu a informatização da CBF foi o doutor Paulo Schmitt. Hoje é informatizado, mas só se fala para cartão amarelo e cartão vermelho. Olha aqui, descrição de partida a cumprir do dia 6. Automática contra a Portuguesa, cumpriu. Dia 9 é uma segunda-feira. Cumpriu. É segunda-feira, o jogo foi dia 8”, continuou o advogado. “O rebaixamento da Portuguesa é o rebaixamento do direito”, finalizou o profissional de direito.
Advogados de Flamengo e Fluminense entram no julgamento
O advogado do Flamengo, Michel Asseff Filho, clube que também poderia ser punido com perda de pontos pela utilização irregular de André Santos contra o Cruzeiro, pela última rodada, foi o próximo a falar, e também defendeu a Portuguesa no caso da publicação da suspensão no site da CBF. “Se o prazo inicia na segunda-feira, não pode o cumprimento da pena se iniciar no dia seguinte”, definiu.
Em seguida, o advogado Mário Bittencourt, do Fluminense, foi outro a pedir a palavra. O profissional participou do julgamento pelo fato de o clube carioca ser um dos beneficiados com a punição à Portuguesa. “Passamos os pontos para o ano que vem. Vira uma conta corrente. Vou ser campeão semana que vem. Que argumento absurdo!”, continuou, sobre a ideia de a punição ao time paulista ser transferida para o torneio de 2014.
“O mundo sabe que um atleta punido na sexta-feira por esse tribunal não pode jogar no sábado. Se joga uma norma para lá e para cá. Estão aplicando a regra. Vamos atacar o Fluminense, que a gente livra a Lusa. Coação. Estão tentando que esse tribunal decida com o fígado. Querem destruir o Fluminense. Tenho certeza que essa casa decide com a razão e não com a emoção”, finalizou Bittencourt.
Auditores decidem por perda de quatro pontos e queda da Portuguesa
O primeiro relator auditor a manifestar seu voto foi Felipe Bevilacqua, que indagou se esta foi a primeira vez que a Portuguesa foi punida numa sexta-feira. O auditor defende a tese de que o Corinthians cairia, que o Botafogo sairia do G-4 caso fosse alterada a questão dos prazos. O profissional falou algumas vezes que não existe valoração da má-fé antes de votar para a perda de quatro pontos por parte da agremiação paulistana e uma multa de R$ 1.000,00.
Em seguida, outros três auditores acompanharam o voto do relator, deixando a Portuguesa em total desvantagem na votação do STJD. Paulo Valed Perry, presidente da comissão disciplinar, foi o próximo a iniciar sua explanação, igualmente contrária ao clube paulista. “Houve um descuido da Portuguesa”, definiu o profissional jurídico. Dessa forma, o time rubro-verde acabou punido por unanimidade e foi rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro, mantendo o Fluminense na elite.
Fonte: Terra

You may be interested

Jovem é perseguido e assassinado a golpes de faca após desentendimento, em Parnaíba
Mais Cidades
179 Visualizações
Mais Cidades
179 Visualizações

Jovem é perseguido e assassinado a golpes de faca após desentendimento, em Parnaíba

Pedro Guimarães - 25/08/2016

Um jovem foi perseguido, esfaqueado e morto por volta das 22h30 de quarta-feira (24/08) na Rua Professora Rosa Bauer, Bairro João XXIII, em Parnaíba, ao lado da…

Preso debocha: ‘Essa mão não é pra enxada… gosto é de roubar’; assista!
Teresina
151 Visualizações
Teresina
151 Visualizações

Preso debocha: ‘Essa mão não é pra enxada… gosto é de roubar’; assista!

Pedro Guimarães - 27/03/2014

"Roubar é minha profissão, é muito maneiro, é muito massa roubar". É assim que se qualifica um jovem, preso por suspeita de envolvimento em roubos e assaltos,…

Menina volta para casa após morar por 10 anos em hospital de Teresina
Teresina
101 Visualizações
Teresina
101 Visualizações

Menina volta para casa após morar por 10 anos em hospital de Teresina

Pedro Guimarães - 27/03/2014

A pequena Rayssa Ludmila Alves Ferreira do Rego finalmente voltou para casa. Após morar por 10 anos em um hospital de Teresina (PI), a garota, que sofre…

Parnahyba vence o River no Verdinho
Esportes
54 Visualizações
Esportes
54 Visualizações

Parnahyba vence o River no Verdinho

Pedro Guimarães - 27/03/2014

O Parnahyba estreou com vitória sobre o River pelo placar de 2 X 1 nesta quarta-feira no Estádio Dirceu Arcoverde, o “Verdinho”, em partida válida pelo segundo turno do…

Paulo Banana rouba celular e vai em cana mais uma vez.
Superação
60 Visualizações
Superação
60 Visualizações

Paulo Banana rouba celular e vai em cana mais uma vez.

Pedro Guimarães - 27/03/2014

Foi preso nessa manhã de quinta-feira(27/03) por uma guarnição da policia militar comandada pelo sargento Anchieta, o nacional Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, de 26 anos, o…

Piauiense tem cabeça esmagada por carro no Amazonas
Superação
82 Visualizações
Superação
82 Visualizações

Piauiense tem cabeça esmagada por carro no Amazonas

Pedro Guimarães - 27/03/2014

O piauiense Eldon José Alves Ferreira, 28 anos, morreu vitima de acidente de trânsito na tarde desta quarta-feira 26 de Março, na cidade de Manaus, capital do…

Veículo desgovernado colide com 5 motocicletas e derruba frente de duas lojas na avenida Pinheiro Machado.
Superação
55 Visualizações
Superação
55 Visualizações

Veículo desgovernado colide com 5 motocicletas e derruba frente de duas lojas na avenida Pinheiro Machado.

Pedro Guimarães - 19/03/2014

Por volta das 16hs de hoje, um veículo Agile de placas NIU 7603-Parnaíba-PI, colidiu com 5 motocicletas após ficar desgovernado, na sequencia derrubou a frente de duas…

Casal é encontrado morto em cômodo de residência no conjunto Colina do Alvorada.
Policial
71 Visualizações
Policial
71 Visualizações

Casal é encontrado morto em cômodo de residência no conjunto Colina do Alvorada.

Pedro Guimarães - 13/03/2014

IML fazendo a remoção dos corpos - Fonte: Portal do Catita O IML fez a remoção por volta das 19hs 30 dessa quinta-feira(13/03), de dois corpos que…

Adolescente que furtou igreja tem o corpo tatuado com os nomes de Deus e Jesus Cristo.
Policial
51 Visualizações
Policial
51 Visualizações

Adolescente que furtou igreja tem o corpo tatuado com os nomes de Deus e Jesus Cristo.

Pedro Guimarães - 06/03/2014

Um adolescente de iniciais F.E. dos S. de 17 anos, furtou nessa madrugada de quinta-feira(06/03) uma mesa de som e uma caixa amplificada da igreja de São…

Cativeiro: Polícia apreende aves silvestres em Parnaíba
Policial
69 Visualizações
Policial
69 Visualizações

Cativeiro: Polícia apreende aves silvestres em Parnaíba

Pedro Guimarães - 25/02/2014

        As gaiolas com os pássaros apreendidos na Central de Flagrantes A Polícia Militar apreendeu dez gaiolas com dez aves silvestres por volta das…

Relâmpagos queimam eletrodomésticos em Parnaíba
Superação
31 Visualizações
Superação
31 Visualizações

Relâmpagos queimam eletrodomésticos em Parnaíba

Pedro Guimarães - 14/02/2014

Moradores do bairro Planto conselheiro Alberto Silva fizeram uma manifestação de protesto na manhã desta sexta-feira (14) devido a queima de eletrodomésticos de suas residências, durante os relâmpagos…

Parnahyba embarca rumo a Floriano onde enfrenta Corisabbá no sábado
Esportes
26 Visualizações
Esportes
26 Visualizações

Parnahyba embarca rumo a Floriano onde enfrenta Corisabbá no sábado

Pedro Guimarães - 07/02/2014

O elenco do Parnahyba Sport Club iniciou a sua viagem rumo a cidade de Floriano, no sul do Piauí, por volta das 10 horas desta sexta-feira (07/02),…

Abastecimento d’agua acabará com sofrimento da população de São Domingos garante Júnior Percy
Buriti dos Lopes
645 Visualizações
Buriti dos Lopes
645 Visualizações

Abastecimento d’agua acabará com sofrimento da população de São Domingos garante Júnior Percy

Pedro Guimarães - 18/08/2017

    O Prefeito de Buriti dos Lopes, Júnior Percy (PTB), continua engajado em resolver problemas antigos da cidade de Buriti dos Lopes e também da zona…

Polícia prende mulher acusada de degolar idoso em Buriti dos Lopes
Policial
544 Visualizações
Policial
544 Visualizações

Polícia prende mulher acusada de degolar idoso em Buriti dos Lopes

Pedro Guimarães - 18/08/2017

    Um idoso de aproximadamente 64 anos, identificado como Crispim Rodrigues de Carvalho, foi brutalmente assassinadonesta quinta-feira (17/08) no Assentamento Salgadinho, zona rural do município de Buriti…

DEPRE apreende mais de 200 kg de drogas na capital
Policial
4 Visualizações
Policial
4 Visualizações

DEPRE apreende mais de 200 kg de drogas na capital

Pedro Guimarães - 18/08/2017

  Delegado Menando Pedro e secretário Fábio Abreu A Secretaria Estadual de Segurança Pública, através da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE) e do Núcleo…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.