Prefeito de Buriti dos Lopes nomeia cinco parentes próximos secretários municipais

Secretária de Assistência Social, Emília Maria Felisberta Cardoso Val(Esposa do prefeito)

O prefeito eleito de Buriti dos Lopes, Bernildo Val, anunciou os nomes dos secretários que irão compor o governo municipal à partir de janeiro de 2013. Até aqui,tudo bem. O problema maior é que o prefeito Bernildo Val, construiu uma enorme arvore genealógica em sua equipe, nomeandou seus dois irmãos, a esposa, uma sobrinha , a madrasta, e ainda a tia do vice-prefeito Bruno Pieca para compor o primeiro escalão do governo.

O anuncio do secretariado foi feito na residência do prefeito Bernildo, e reuniu amigos e lideranças políticas da cidade. Para alguns cientistas políticos, na escolha do secretariado, o prefeito Bernildo Val deixou totalmente de fora os aliados Toinho Tavares e Dra. Gildete, que estes, não foram contemplados na indicação de nenhuma secretaria.

Nepotismo como nunca antes neste país
Em desobediência a Sumula Vinculante nº 13 que proíbe a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.

Veja os nomes dos indicados e o grau de parentesco:

Secretaria de Educação – Nilma Maria Duarte Val Romão (irmã do prefeito)
Secretaria do Governo – José Pereira dos Santos (irmão de “criação” do prefeito)
Secretaria de Assistência Social – Emília Maria Felisberta Cardoso Val (Esposa do prefeito)
Chefe de Gabinete – Roberta Tallita Val Amorim (sobrinha do prefeito)
Procurador do Município – Dra. Eliane de Oliveira Sousa Val (Madrasta do prefeito)
Secretaria de Saúde – Elciane Castelo Branco Sousa (Tia do vice-prefeito)
Secretaria de Administração/Planejamento e Finanças – Irecê de Araújo Duarte
Secretaria de Infraestrutura – Sidney Raimundo Furtado Filho
Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente – Haymê Sousa Silva
Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Maria José Silva de Araújo
Controlador do Município – Dr. Vilmar Oliveira Fontenele.

Chegou a informação que,alem dos seis secretários informados na matéria, ainda tem como parente, a prima do prefeito Bernildo Val , Irecê de Araujo Duarte, nomeada como secretária de Administração/Planejamento e Finanças de Buriti dos Lopes.

Irecê Araujo Duarte é prima legitima do prefeito Bernildo Val, sendo irmã de um dos maiores financiadores da campanha política de Bernildo.

Com a nomeação de Irecê Duarte para a secretaria de Administração/Planejamento e Finanças, o numero de parentes do prefeito no primeiro escalão sobe de 6 para 7.

Vale ressaltar que, os sete parentes de Bernildo Val ocupam as maiores secretarias do município, como por exemplo, Educação, Saúde, Finanças, Governo, Gabinete,Assistência Social e Procuradoria.

Fonte:ObiKanca

Deixe uma resposta