Prefeitura de Joaquim Pires Realiza Curso Para Pequenos Produtores Rurais.

 

A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o SENAR e o SEBRAE, realizou o curso “Negócio Certo Rural”, com foco nos pequenos produtores rurais da agricultura familiar, nas localidades: Vila Flamengo, Maria Betânia e Terra Santa.

No último domingo, 19 de novembro, alunos do curso foram até a localidade Baixão do Curralinho, conhecer e aprender na prática como funciona a produção de hortaliças na horta comunitária com o professor e engenheiro agrônomo do SENAR, Clarindo Junior.

O curso teve início no dia 24 de setembro, com palestras ministradas pelos assessores técnicos do SENAR em três comunidades do município. Foi dividido em fases e acontece aos sábados e domingos, com treinamento onde os agricultores irão aprender a fazer a gestão do seu próprio negócio.

Para o prefeito Genival Bezerra (PT), a formação é de suma importância para os agricultores. “Essa é mais uma iniciativa da prefeitura no intuito de incentivar o desenvolvimento dos produtores rurais da região a produzir hortaliças. Estamos finalizando um convênio entre prefeitura e associações das localidades para implantar hortas comunitárias”, afirmou o prefeito.

O curso é de curta duração e apresenta conteúdos básicos estruturados em várias etapas, que auxilia na melhoria de negócios já existentes ou na implementação de novos projetos.

O objetivo do programa é orientar os pequenos agricultores a fazerem um diagnóstico da propriedade, a fim de selecionar ideias de negócio e analisar a viabilidade na organização e administração com o mercado, visando o empreendedorismo e o fortalecimento do agronegócio.

A aula prática contou com a presença do secretário de agricultura, Francisco Farias.

ASCOM JP

Deixe uma resposta