Prefeitura de Joaquim Pires Realiza Evento em Alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul.

A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã da última terça-feira, 21 de novembro, um conjunto de ações alusivas ao Outubro Rosa e o Novembro Azul.

Durante toda manhã, foram realizadas palestras educativas com odontólogos e Nutricionista, realização de teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite B, vacinação, aferição de PA (Pressão Arterial), além de orientações sobre o câncer de mama para as mulheres e do câncer de próstata para os homens. Logo em seguida, foi realizada uma triagem pelas enfermeiras com pacientes na faixa etária e encaminhadas aos médicos participantes da campanha, Dr. Emanuel Fenellon e Lucélia Moreira.

Segundo a Secretária de Saúde, Socorro Machado, o objetivo da campanha é disseminar informações sobres às doenças e incentivar a procura pelos exames médicos, além dos autoexames que podem levar à identificação precoce.

Para a Coordenadora do PSF, Thaís Araújo, a informação é a melhor arma para a conscientização. “Com informação e orientação, queremos evitar o câncer e óbitos. Esse é o nosso objetivo e intensificaremos essa mobilização que já acontece nas Unidades de Saúde”, explicou a coordenadora, que ainda acrescentou que o câncer de mama não está restrito só as mulheres, que também pode afetar os homens. “O que muitas pessoas não sabem é que, apesar de afetar majoritariamente as mulheres, o câncer de mama também pode atingir pessoas do sexo masculino. Pelo fato de a glândula mamária masculina ser geralmente atrofiada, com baixa produção de hormônios femininos, cerca de 1% dos casos são diagnosticados em homens”.

Na oportunidade, ocorreu sorteio de brindes, distribuição de lanches e também contou com espaço para cuidar da beleza das mulheres, onde foi realizado limpeza de pele das participantes, com a promotora da Raco Cosméticos Esperantina, a Sra. Reginalda Raco.

O evento contou com as presenças do Vice-Prefeito, Lourival Cunha, Secretária de Saúde, Socorro Machado, Chefe de Gabinete, Edenílson Santos, a Coordenadora do PSF, Thaís Araújo, Enfermeiros, Dentistas, Técnicos de Enfermagem e de Saúde Bucal, Médicos, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Coordenadores, Assistentes Sociais, Usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, Funcionários Públicos e a população em geral.

Patrocinadores:

Farmácia Santa Dorotéia
G-Rações
Vieira Confecções
Luzia Cabelos
Drogaria Pro Família
G&C Confecções
Eudora Jacyara
Dr. Miguel Ângelo
Ivone – Grupo Águia Central
Cacau Show (Parnaíba)
Cilinha Variedades
Comércio Edgar
Distribuidora Carvalho
Disque Água Mineral (Kennedy)
Raco Cosméticos (Esperantina)
Mary Key (Larice Lopes)
Solumedi (Teresina)
Mário
Paraíba
Sansão
Domingos Madeira

Deixe uma resposta