Primeira fase da ZPE de Parnaíba está concluída

Foto portaldocatita.com
A construção da sede da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, localizada na região Norte do Piauí, já está concluída e conta com sala de recepção, corredor de circulação, sala de atendimento, diretoria administrativa, almoxarifado, tesouraria, diretoria geral, assessoria, presidência, sala de reunião e banheiros.
Além do prédio administrativo, serão entregues a guarita para controle de entrada e saída de veículos leves e pesados e a cerca perimetral, com área total de 36 hectares. A entrega da primeira etapa contará com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. “Estamos mobiliando e concluindo a instalação do sistema de refrigeração do prédio para agendar junto ao governador Wilson Martins a entrega desta primeira etapa”, declarou o diretor da Companhia Administradora da ZPE, Mirócles Veras.
Nesta fase, o Governo do Estado investiu R$ 1,8 milhão. Os recursos da segunda etapa já estão assegurados: serão R$ 12 milhões destinados à construção do auditório, restaurante, galpões industriais, urbanização, infraestrutura viária, pátio para containers, guarita para controle de entrada e saída de pedestres, prédio da receita federal, galpão principal de armazenagem, estacionamento, instalação de rede elétrica e abastecimento d’água.
As empresas Vegeflora e KTA Frutas estão trabalhando no projeto dos seus galpões na ZPE. “Mais sete empresas apresentaram carta de intenção e estão com projetos sendo analisados para que possamos efetivar a parceria”, explicou Mirócles Veras. Dentre essas empresas estão a Brasil Ceras, o Curtume Itália, a PVP e a Oceana.
Zonas de Processamento de Exportação
Zonas de Processamento de Exportações são áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.
O Piauí será o primeiro estado brasileiro a instalar uma ZPE. “A ZPE é uma das nossas principais obras, tanto pelo investimento quanto pelo poder de atração que o projeto é capaz de trazer para o nosso povo, vê-la assim caminhando a passos largos é estimulante”, destacou o governador Wilson Martins.

Ccom

Deixe uma resposta