SENAI presta consultoria ao setor de panificação

Através do bem-sucedido Programa Alimentos Seguros (PAS), o SENAI – Departamento Regional do Piauí, tem intensificado as consultorias junto às empresas alimentícias do estado, no sentido de disseminar ferramentas de controle em segurança de alimentos, como as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

Recentemente o SENAI/PI, em parceria com o SEBRAE e o Sindicato da Indústria da Panificação, atendeu 16 empresas em Consultoria e Treinamento na implantação e implementação do Programa de Boas Praticas de Fabricação (BPF) e dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POP), com o objetivo de atender as exigências da ANVISA e garantir a segurança e inocuidade dos alimentos produzidos.

Para o Coordenador e Auditor do PAS, Engenheiro Agrônomo Paulo Sérgio Pires, o programa apoiou as empresas através de consultores especializados buscando atingir todas as etapas da produção, no controle dos principais perigos que podem comprometer os alimentos produzidos e por fim proteger a saúde de quem está consumindo o produto.

Para a coordenação, a meta deste trabalho que consiste em garantir o Controle de Qualidade dos Produtos, reduzir o risco de contaminação dos alimentos e proteger a saúde de quem está consumindo o produto envolvendo toda a cadeia de produção: do plantio e beneficiamento, até a mesa do consumidor, foi atingida com esta consultoria.

Outra preocupação do programa, segundo Paulo Pires, é preparar as empresas brasileiras para atender às exigências dos países importadores. “Das 16 empresas participantes do primeiro projeto, 14 chegaram a pontuação de mais de 80% de conformidade com a legislação da ANVISA, o que representa um nível excelente de adequação” pontificou

Imagem: Mônica PessoaSENAI presta consultoria ao setor de panificação(Imagem:Mônica Pessoa)   SENAI presta consultoria ao setor de panificação 

O SENAI-PIAUI iniciou no mês de Julho um novo atendimento ao Setor de Panificação de Teresina, reunindo mais 13 (treze) empresas no Programa Alimentos Seguros. A consultoria prevê que até dezembro de 2013 encerrará mais esta etapa.
Para maiores informações, confira o Portal PAS: http://www.alimentos.senai.br/

Deixe uma resposta