O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou na tarde desta terça-feira (8) que foram registrados desde segunda (7) 1.163.150 inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vagas em instituições federais de ensino superior.
As inscrições tiveram início na segunda e terminam às 23h59 da próxima sexta-feira (11). Elas devem ser feitas no sitesisualuno.mec.gov.br. São oferecidas 129.319 vagas no ensino superior em 3.752 cursos de “Mantendo o padrão de inscrição deveremos superar o nível do ano passado”, afirmou o ministro da Educação Aloizio Mercadante. O curso mais procurado e com a maior nota de corte é medicina. A instituição de ensino com maior quantidade de inscrições é a Universidade Federal do Ceará (UFC), que oferece 140 vagas no curso de medicina. A nota de corte relativa ao Enem até agora é de 781.82. O curso de medicina da UFC é o mais procurado até agora no Sisu.
A segunda instituição com mais procura é a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem a maior nota de corte no curso de medicina, 819.27. A segunda universidade com maior nota de corte é a Universidade Federal de Uberlândia: 813.03 em medicina. A terceira é a Universidade Federal de Ouro Preto, com nota de corte de 808.7.
Monitorar nota de corte
Mercadante aconselhou os candidatos interessados em uma vaga pelo Sisu que entendam como analisar as notas de corte para encontrar opções de cursos em que tenham maior chance de aprovação. “É muito importante que os estudantes tenham clareza das suas possibilidades e como é que vão atuar na sua inscrição”, disse.
Ele explicou que o Sisu é um sistema dinâmico e, por isso, os candidatos podem mudar sua inscrição quantas vezes quiserem até as 23h59 da sexta-feira (11), quando as inscrições serão fechadas. O sistema considerará apenas a última inscrição validada pelo candidato.
Segundo o ministro, os candidatos não precisam ficar acordados de madrugada à espera da nova nota de corte, que é anunciada sempre às 2h, já que ela vale para o dia inteiro. Durante o dia, ele pode verificar se sua nota do Enem está acima ou abaixo dessa nota, que, de acordo com ele, não deve cair até a sexta. A primeira chamada de aprovados no Sisu sairá no dia 14.
“Se ele está muito longe da nota mínima, ele tem que começar a analisar outras possibilidades, ou então aguardar o próximo Enem.”
Durante o período de inscrição, o candidato poderá consultar, em seu boletim na página do Sisu, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Essa classificação é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e em seu boletim de acompanhamento o candidato pode consultar a sua classificação e resultado final.
Mercadante explicou que, desde que a primeira nota de corte foi anunciada, na madrugada desta terça-feira, cerca de 400 mil estudantes que já estavam inscritos em uma opção de curso alteraram sua inscrição. No total, desde a abertura do sistema até o início da tarde desta terça, 709.936 dessas substituições já haviam sido feitas.
Mapa do G1 mostra onde estão as mais de 129 mil vagas do Sisu 2013 (Foto: G1)Mapa do G1 mostra onde estão as mais de 129 mil vagas do Sisu 2013 (Foto: G1)
Veja a seguir as instruções para participar do processo seletivo deste semestre:
Quem pode participar do Sisu 2013?
Apenas quem fez o Enem 2012 e tirou nota maior do que zero na prova de redação. O resultado no exame é a pontuação utilizada para selecionar os candidatos nas vagas escolhidas. Para se inscrever, basta usar o CPF ou o número de inscrição no Enem, além da senha cadastrada no sistema do Enem, que será a mesma utilizada pelo Sisu. Quem perdeu a senha do Enem deverá recuperá-la no site do exame.
Como funcionam as inscrições?
As inscrições, abertas nesta segunda-feira (7), vão até as 23h59 da sexta-feira (11) no site do Sisu. Durante esse período, os participantes poderão se inscrever em até duas opções de opções de vaga, especificando suas opções em ordem de preferência e incluindo a instituição, o local de oferta, o curso e o turno pretendidos.
Como cada instituição pode definir seus critérios de seleção, é dever do candidato ficar atento para as notas mínimas exigidas em cada curso, além da documentação necessária para a matrícula. A inscrição poderá ser alterada quantas vezes o candidato quiser até as 23h59 do dia 11, mas somente a última inscrição confirmada será considerada pelo sistema.
Diariamente, o sistema emitirá um boletim informando a nota de corte de cada curso, para que o candidato saiba se sua nota do Enem é suficiente para concorrer à vaga, e a classificação parcial do candidato, em seu boletim individual. Porém, a nota de corte não é calculada em tempo real, e sim uma vez ao dia. Por isso, ela não é uma garantir de que o candidato será selecionado para a vaga disputada.
VEJA O CALENDÁRIO DO SISU 2013
7 a 11 de janeiro
Período de inscrições do Sisu
14 de janeiro
Primeira chamada do Sisu
18 a 22 de janeiro
Matrícula da primeira chamada do Sisu
28 de janeiro
Segunda chamada do Sisu
1º a 5 de fevereiro
Matrícula da segunda chamada do Sisu
28 de janeiro a 8 de fevereiro
Prazo para participar da lista de espera
a partir de 18 de fevereiro
Convocação dos candidatos da lista de espera
Como funciona a seleção?
Após o período de inscrição, o sistema selecionará automaticamente os candidatos com maior pontuação, na quantidade referente ao número de vagas em cada curso. O resultado desta seleção será divulgado na primeira chamada, no dia 14.
Os candidatos selecionados em sua primeira opção de curso devem fazer a matrícula entre os dias 18 e 22 de janeiro. Eles não poderão participar das chamadas seguintes.
Quem for selecionado na segunda opção continuará participando da seleção, inclusive quem fizer a matrícula no mesmo período, e poderá ser convocado na segunda chamada para sua primeira opção de curso. A segunda chamada está prevista para o dia 28.
A matrícula dos convocados na segunda chamada acontece entre 1º e 5 de fevereiro.
Como funciona a lista de espera?
No dia 28 o Sisu abre as inscrições para a lista de espera, que podem ser feitas até 8 de fevereiro. Para se inscrever, é preciso acessar o sistema durante esse período especificado, no boletim de acompanhamento, clicar no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.
Dessa lista podem participar tanto quem não foi convocado em nenhuma chamada quanto quem foi selecionado em sua segunda opção – mesmo tendo feito matrícula. Porém, cada candidato só poderá disputar as vagas remanescentes relativas à sua primeira opção.
A lista será divulgada em 18 de fevereiro. A partir daí, a seleção será feita gradativamente pelas instituições.
Como a lei de cotas será aplicada no Sisu?
No ato da inscrição, o candidato também deverá especificar a modalidade de concorrência da qual quer participar. Ele poderá concorrer às vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012.
A lei determina que, até 2016, 50% das vagas das instituições federais sejam para alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública. Além disso, metade deste índice será para alunos com renda familiar até 1,5 salário mínimo. Há ainda um percentual para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas de acordo com a proporção desta população no estado da instituição, segundo o IBGE.
Em 2013, pelo menos 30% do total de vagas ofertadas pelas universidades serão preenchidas nestes critérios.
O candidato inscrito no Sisu pode se inscrever no Prouni?
Sim, mas só podem participar do Prouni quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral em uma particular. A seleção do Prouni também será feita usando a nota do Enem 2012.
Porém, apenas um dos resultados será considerado. Caso o candidato seja aprovado pelo Sisu para uma vaga em universidade pública, mas também receba uma bolsa de estudos do Prouni para uma instituição privada, ele terá que optar por apenas uma delas, já que não é permitido acumular as duas vagas.
O edital com as datas do Prouni em 2013 será divulgado em janeiro, segundo o MEC.
g1

You may be interested

Jovem é perseguido e assassinado a golpes de faca após desentendimento, em Parnaíba
Mais Cidades
205 Visualizações
Mais Cidades
205 Visualizações

Jovem é perseguido e assassinado a golpes de faca após desentendimento, em Parnaíba

Pedro Guimarães - 25/08/2016

Um jovem foi perseguido, esfaqueado e morto por volta das 22h30 de quarta-feira (24/08) na Rua Professora Rosa Bauer, Bairro João XXIII, em Parnaíba, ao lado da…

Preso debocha: ‘Essa mão não é pra enxada… gosto é de roubar’; assista!
Teresina
162 Visualizações
Teresina
162 Visualizações

Preso debocha: ‘Essa mão não é pra enxada… gosto é de roubar’; assista!

Pedro Guimarães - 27/03/2014

"Roubar é minha profissão, é muito maneiro, é muito massa roubar". É assim que se qualifica um jovem, preso por suspeita de envolvimento em roubos e assaltos,…

Menina volta para casa após morar por 10 anos em hospital de Teresina
Teresina
113 Visualizações
Teresina
113 Visualizações

Menina volta para casa após morar por 10 anos em hospital de Teresina

Pedro Guimarães - 27/03/2014

A pequena Rayssa Ludmila Alves Ferreira do Rego finalmente voltou para casa. Após morar por 10 anos em um hospital de Teresina (PI), a garota, que sofre…

Parnahyba vence o River no Verdinho
Esportes
57 Visualizações
Esportes
57 Visualizações

Parnahyba vence o River no Verdinho

Pedro Guimarães - 27/03/2014

O Parnahyba estreou com vitória sobre o River pelo placar de 2 X 1 nesta quarta-feira no Estádio Dirceu Arcoverde, o “Verdinho”, em partida válida pelo segundo turno do…

Paulo Banana rouba celular e vai em cana mais uma vez.
Superação
61 Visualizações
Superação
61 Visualizações

Paulo Banana rouba celular e vai em cana mais uma vez.

Pedro Guimarães - 27/03/2014

Foi preso nessa manhã de quinta-feira(27/03) por uma guarnição da policia militar comandada pelo sargento Anchieta, o nacional Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, de 26 anos, o…

Piauiense tem cabeça esmagada por carro no Amazonas
Superação
94 Visualizações
Superação
94 Visualizações

Piauiense tem cabeça esmagada por carro no Amazonas

Pedro Guimarães - 27/03/2014

O piauiense Eldon José Alves Ferreira, 28 anos, morreu vitima de acidente de trânsito na tarde desta quarta-feira 26 de Março, na cidade de Manaus, capital do…

Veículo desgovernado colide com 5 motocicletas e derruba frente de duas lojas na avenida Pinheiro Machado.
Superação
64 Visualizações
Superação
64 Visualizações

Veículo desgovernado colide com 5 motocicletas e derruba frente de duas lojas na avenida Pinheiro Machado.

Pedro Guimarães - 19/03/2014

Por volta das 16hs de hoje, um veículo Agile de placas NIU 7603-Parnaíba-PI, colidiu com 5 motocicletas após ficar desgovernado, na sequencia derrubou a frente de duas…

Casal é encontrado morto em cômodo de residência no conjunto Colina do Alvorada.
Policial
80 Visualizações
Policial
80 Visualizações

Casal é encontrado morto em cômodo de residência no conjunto Colina do Alvorada.

Pedro Guimarães - 13/03/2014

IML fazendo a remoção dos corpos - Fonte: Portal do Catita O IML fez a remoção por volta das 19hs 30 dessa quinta-feira(13/03), de dois corpos que…

Adolescente que furtou igreja tem o corpo tatuado com os nomes de Deus e Jesus Cristo.
Policial
58 Visualizações
Policial
58 Visualizações

Adolescente que furtou igreja tem o corpo tatuado com os nomes de Deus e Jesus Cristo.

Pedro Guimarães - 06/03/2014

Um adolescente de iniciais F.E. dos S. de 17 anos, furtou nessa madrugada de quinta-feira(06/03) uma mesa de som e uma caixa amplificada da igreja de São…

Cativeiro: Polícia apreende aves silvestres em Parnaíba
Policial
74 Visualizações
Policial
74 Visualizações

Cativeiro: Polícia apreende aves silvestres em Parnaíba

Pedro Guimarães - 25/02/2014

        As gaiolas com os pássaros apreendidos na Central de Flagrantes A Polícia Militar apreendeu dez gaiolas com dez aves silvestres por volta das…

Relâmpagos queimam eletrodomésticos em Parnaíba
Superação
35 Visualizações
Superação
35 Visualizações

Relâmpagos queimam eletrodomésticos em Parnaíba

Pedro Guimarães - 14/02/2014

Moradores do bairro Planto conselheiro Alberto Silva fizeram uma manifestação de protesto na manhã desta sexta-feira (14) devido a queima de eletrodomésticos de suas residências, durante os relâmpagos…

Parnahyba embarca rumo a Floriano onde enfrenta Corisabbá no sábado
Esportes
26 Visualizações
Esportes
26 Visualizações

Parnahyba embarca rumo a Floriano onde enfrenta Corisabbá no sábado

Pedro Guimarães - 07/02/2014

O elenco do Parnahyba Sport Club iniciou a sua viagem rumo a cidade de Floriano, no sul do Piauí, por volta das 10 horas desta sexta-feira (07/02),…

100 quilos de maconha é apreendida na Rodoviária de Teresina
Policial
12 Visualizações
Policial
12 Visualizações

100 quilos de maconha é apreendida na Rodoviária de Teresina

Pedro Guimarães - 23/08/2017

  Delegacia de Repressão e Prevenção ao Entorpecente (Depre) apreendeu na manhã dessa quarta-feira (23) 100 quilos de maconha no Terminal Rodoviário Lucídio Portela, zona Sul de…

Araioses:contratados são demitidos por decreto pelo prefeito Cristino
Maranhão
8 Visualizações
Maranhão
8 Visualizações

Araioses:contratados são demitidos por decreto pelo prefeito Cristino

Pedro Guimarães - 23/08/2017

  Após muita humilhação e amargar três meses de salários atrasados, dezenas de servidores contratados são demitidos por meio de decreto pelo prefeito Cristino, que expediu no…

Jovem se despede via WhatsApp antes de cometer suicídio em Cajari/MA
Maranhão
731 Visualizações
Maranhão
731 Visualizações

Jovem se despede via WhatsApp antes de cometer suicídio em Cajari/MA

Pedro Guimarães - 23/08/2017

    A cidade de Cajari foi abalada ontem com a confirmação do suicídio cometido pela jovem Tais, segundo informações ao blog. Na conversa abaixo pelo WhatsApp…

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.